Blog Dicas, tendências
e muitas novidades

1535422_647607125297238_1356259319_n
0

Por
Em Dicas 18/02/2016

Transformação e inovação

Milhares de toneladas de entulhos são lançados todos os dias nas cidades brasileiras, o destino que é dado a estes resíduos é que tem sido a grande preocupação de órgãos ambientais e construtoras, que passam a pensar nos danos que este tipo de material pode causar ao meio ambiente, além de que, se aproveitado, pode gerar um custo benefício melhor para a empresa.

No que diz respeito às atividades geradoras de resíduos, a construção civil tem sido preocupante, já que as construções não param no Brasil. Por ser um setor que causa impactos ao meio ambiente, a gestão de resíduos na construção civil foi regulamentada pela Resolução nº 307, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) e pela Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Embora alguns municípios ainda não exijam das construtoras a apresentação de projetos de gerenciamento, a Lei citada estabeleceu a obrigatoriedade dos responsáveis para elaboração de planos de gerenciamento de resíduos, reforçando o que já previa a Resolução do CONAMA, inserindo assim, o plano de gerenciamento no projeto inicial da obra. Esses projetos devem contemplar as seguintes etapas: caracterização, triagem, acondicionamento, transporte e destinação.

O fato é que onde tem obra, tem entulho. Restos de tijolos, argamassa, madeira, e demais materiais utilizados na construção civil, além de ocupar espaço, causam transtorno quando não são administrados corretamente.

Mas o que é um transtorno pra muita gente é motivo de orgulho pra HSI que vem dando um destino diferente aos restos de obra.

A construção do Reserva Marista conta com um trabalho de gerenciamento de resíduos sólidos com o objetivo de lhe dar o destino correto, encaminhando-o para entidades que gerenciam a reciclagem e reaproveitamento do material.

Inicialmente foi feito um convênio com uma cooperativa de catadores de papel. A COOPREC é uma coorporativa que surgiu da inciativa de trabalhadores que se uniram para formalizar o seu ofício. Com essa parceria, a HSI busca preservar o meio ambiente e servir de exemplo para que demais empresas do segmento se conscientizem e deem um primeiro passo rumo a esse novo desafio da construção civil.

Deixe um comentário

2019 © HSI Incorporadora. Todos os direitos reservados.