Blog Dicas, tendências
e muitas novidades

IMG_2279
0

Por
Em Dicas 18/02/2016

Art Déco em Goiânia

De origem francesa, a Art Déco (arts décoratifs) refere-se a um estilo decorativo que teve início em 1925 e durou até ano de 1939. O termo surgiu na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais, em Paris e se aplicava em artes decorativas, visuais, gráfica, pintura, moda, design de interiores e arquitetura.

A cidade de Goiânia foi pensada desde o princípio em Art Déco. Os idealizadores tiveram a intenção de construir uma cidade que fosse desejada por todos. Pensaram que poderiam estar vendendo uma ideia de cidade bem sucedida.

A capital de Goiás foi construída para atrair, no entanto, nem a população da época, nem a elite se identificaram com o estilo. A divulgação do que seria Art Déco foi deixada de lado e poucos dos que aqui viviam, sabiam o que significava aquelas construções retangulares.

Attílio Correa Lima foi o arquiteto responsável por elaborar o plano diretor de Goiânia. Ele projetou os primeiros edifícios da capital, sendo o primeiro: o Grande Hotel, o Palácio das Esmeraldas e algumas casas que serviriam de abrigo para os trabalhadores, engenheiros e políticos.

Sempre buscando o equilíbrio em toda a obra, como também acontecia em outros estilos, a Art Déco é caracterizada pelas linhas limpas geométricas, predominantemente horizontais e/ou verticais. Os telhados eram feitos com a técnica da platibanda, escondidos com uma faixa horizontal na parte superior do edifício. As janelas e portas principais eram o destaque da obra.

A estrutura do Centro de Goiânia foi construída basicamente pela arquitetura Art Déco. A nossa cidade reúne inúmeros edifícios e monumentos marcantes que fazem parte de nossa história como: o Tribunal Regional Eleitoral, o Centro Cultural Marieta Telles Machado, a Torre do Relógio, o Coreto , o Edifício da antiga Escola Técnica de Goiânia (hoje IFG-GO), o Museu Zoroastro Artiaga, o Palácio das Esmeraldas, o Cine Teatro Goiânia, o edifício da Estação Ferroviária, hoje tombado como centro cultural e outras casa e edifícios comerciais que permanecem desde a construção da capital.

Deixe um comentário

2017 © HSI Incorporadora. Todos os direitos reservados.