Blog Dicas, tendências
e muitas novidades

timthumb
0

Por
Em Dicas 18/02/2016

A beleza do Cerrado brasileiro

Já falamos aqui, sobre a beleza exuberante e paisagens paradisíacas que o Brasil possui. No entanto, nossa região também foi agraciada com muita beleza proporcionada pelo Cerrado.

O Cerrado é o segundo maior bioma da América do Sul, atrás apenas da Amazônia, e hoje ocupa uma área de 1.052.708 km², cerca de 22% do território brasileiro. Segundo dados do último estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao ano de 2010, a cobertura original do Cerrado foi reduzida à metade. Entre 2002 e 2008 foram destruídos 85.074 km² (4,18% do total) revela a pesquisa.

Rico em sua fauna e flora, o Cerrado abrange os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão. O bioma é caracterizado por pequenas árvores de troncos torcidos e com folhas grossas, em meio a uma vegetação rasteira. Entre as espécies vegetais estão frutos pertencentes a culinária goiana como o pequi, gabiroba, cagaita, buriti, mangaba e outros.

As principais espécies de animais encontradas no Cerrado são: lobo-guará, tamanduá-bandeira, cachorro do mato, anta, onça pintada, macaco-prego, capivara e tantos outros, identificados em 197 espécies de mamíferos, 113 de anfíbios, 180 de répteis, 837 de aves e uma grande variedade não catalogada. Entretanto, ações do homem como as queimadas, desmatamento, o contrabando e a caça ilegal contribuem para a extinção destes animais.

Curiosidade – O dia do Cerrado é comemorado em 11 de setembro.

Veja a beleza do nosso Cerrado mostrado em um documentário, registrado pelas lentes do fotógrafo João Caetano:

Deixe um comentário

2017 © HSI Incorporadora. Todos os direitos reservados.