Blog Dicas, tendências
e muitas novidades

Por
Em Dicas 18/02/2016

Inovação: HSI investe nas vantagens do concreto protendido

O Residencial DreamLife é o primeiro empreendimento da HSI Incorporadora a utilizar a técnica de estrutura protendida, que consiste em vigas e lajes armadas com aço e cabos de aço que são tracionados com macacos hidráulicos ao final do processo de concretagem. Esta nova tecnologia é conhecida por conferir qualidade às obras, permitir grandes vãos, tornando os projetos mais flexíveis, e por melhorar o desempenho e a vida útil das estruturas.

No DreamLife, foram utilizadas lajes nervuradas e lajes maciças, de acordo com o engenheiro civil Adeir Bento dos Santos, um dos responsáveis pela obra. “Optamos pelas lajes nervuradas porque têm maior altura e, consequentemente, maior inércia, com baixa espessura média de concreto e possibilidade de vãos maiores”, afirmou.

A qualidade de seus empreendimentos é um dos diferenciais oferecidos pela HSI. Adeir explica que, no Residencial DreamLife, o concreto protendido possibilitou a eliminação das juntas de dilatações e controle das deformações térmicas e dos balanços. A protensão ajuda a resolver problemas de deformação e fissuras, aumentando a vida útil da obra. Além disso, na construção com estrutura protendida, o aço é de melhor qualidade, o concreto tem características específicas e controle rigoroso de aplicação e a mão-de-obra é mais qualificada.

O controle de qualidade do concreto utilizado é acompanhado com atenção pela equipe. “O trabalho começa com um projeto dimensionado e detalhado adequadamente. As montagens e concretagens dos cabos são supervisionadas por um profissional experiente. O controle nos alongamentos de projetos é verificado em cada laje e viga protendida”, afirmou Adeir. Além disso, os equipamentos utilizados pela HSI são aferidos pelo Inmetro.

O resultado arquitetônico também está no foco da HSI. A técnica utilizada confere maior liberdade arquitetônica ao permitir a construção de vãos livres de grandes dimensões e fortemente carregados com número reduzido de pilares, mantendo grande esbeltez na laje.

Há também vantagens sócio-ambientais, já que a tecnologia tem melhor aproveitamento de materiais, reduz a utilização de madeiras e apresenta redução no índice de resíduos sólidos gerados na obra.

Deixe um comentário

2018 © HSI Incorporadora. Todos os direitos reservados.