Blog Dicas, tendências
e muitas novidades

Por
Em Dicas 18/02/2016

Cidadania: operários da HSI participam de programa de alfabetização

HSI Incorporadora implanta alfabetização e leva cidadania para seus operários.

Mais de 11% da população brasileira ainda não é alfabetizada. É o que mostrou o último levantamento feito pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Países menores como Barbados, Chile, Argentina, Costa Rica, Guiana, Uruguai, Trinidad e Tobago, Cuba, Antilhas Holandesas e Bahamas mantêm índices menores que o Brasil, com taxas inferiores a 5% da população urbana sem saber ler e escrever. Os dados alertam que, em pleno século XXI, precisam ser criadas políticas públicas e privadas que busquem erradicar o analfabetismo no país.

Com o objetivo de qualificar seus colaboradores e contribuir para a redução da alfabetização, a HSI (Harsil-Sotelgo Incorporadora), desenvolve um projeto de alfabetização dos operários da obra do empreendimento Torres Del Thriunfo, no Alto da Glória. O programa começou no dia 4 de agosto e conta com 20 alunos matriculados. As aulas são ministradas em um espaço dentro da própria construção. Através do aprendizado, os operários poderão identificar as necessidades do seu trabalho com mais facilidade.

De acordo com a representante da direção no sistema de gestão da qualidade da organização, Regina Célia Chaves, o projeto foi executado através de uma parceria com o Serviço Social das Indústrias (SESI). “O foco da empresa é tirar o individuo da escuridão”. E completa: “o objetivo é o cumprimento dos valores estabelecidos pela alta direção quanto ao desenvolvimento de nossos colaboradores”.

A entidade forneceu materiais didáticos, uniformes, além de disponibilizar uma professora para lecionar aos operários. A HSI cedeu o espaço, lanche aos alunos e vale-transporte para a docente.

A representante ressalta que o entusiasmo dos adultos para estudar é empolgante. “Quando fui entregar os uniformes e materiais fiquei emocionada vendo o brilho nos olhos de todos e a empolgação em aprender algo totalmente novo para eles”.

Valdeci Gonçalves é o mais velho da turma. Aos 58 anos, ele sonhava em ser alfabetizado. Segundo ele, fica tudo mais prático no mundo quando se lê e escreve com facilidade. “Eu sabia apenas assinar meu nome, mas não sabia ‘juntar as palavras’, isso me incomodava bastante”, afirma. O operário mostra muito entusiasmo com a nova oportunidade. “Em quatro semanas frequentando a sala de aula percebo minha melhora, é bom demais”.

O curso terá seis meses de duração. Após a conclusão, os alunos receberão certificados de alfabetização reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). “O fato de serem adultos e mesmo assim disponibilizarem parte do seu tempo para aprender, mesmo estando cansados, me emocionou bastante”, afirma a professora Simone Kelly da Silva Fonseca. As aulas são ministradas três vezes por semana nas obras do Residencial Thriunfo, às segundas e quartas-feiras, de 17h às 19h e, às sextas, das 16h às 18h.

Deixe um comentário

2019 © HSI Incorporadora. Todos os direitos reservados.