Blog Dicas, tendências
e muitas novidades

POSTS-MARCO-19-03
0

Por
Em Dicas 18/02/2016

Orfanato de Bambu

A região de Mianmar, próximo a Tailândia é conhecida pelos constantes conflitos armados devido a questões étnicas e politicas. A consequência disso é que a população do país é obrigada a se refugiar para o país vizinho para sobreviver. Cerca de 160.000 refugiados vivem na Tailândia e em outras regiões próximas, já que as condições de vida do local são inóspitas por conta do conflito mais antigo do mundo.

Uma das iniciativas que visam ajudar as pessoas atingidas pela guerra, veio do escritório de arquitetura TYIN Tegnestue, que desenvolveu o projeto de um orfanato sustentável para as crianças que teriam condições mínimas de ter uma vida digna e confortável.

O projeto consiste em pequenas habitações que se complementam em ambientes individuais e comuns e tem capacidade para abrigar 24 jovens em um lugar confortável que favorece a socialização e um crescimento saudável. A construção é composta basicamente por bambu, material abundante na região e considerado altamente sustentável. Além disso, sua execução é simples e não deixa resíduos.

Apelidada como “Casa de borboletas”, as moradias combinam o estilo de arquitetura local e o design sustentável dos arquitetos da TYIN. Cada unidade possui aberturas em todas as fachadas para favorecer a ventilação cruzada. Já a malha feita com bambus facilita a entrada de luz, tornando as casas eficientes energeticamente. Para prevenir a umidade e melhorar a vida útil das construções, todas as fundações foram feitas com concreto e a estrutura das casas é elevada a cima do solo. Quanto a seu posicionamento, cada casa está em um ângulo diferente e com uma distância específica para as outras de forma cuidadosamente planejada para favorecer a interação entre as crianças e jovens.

O orfanato fica localizado em uma pequena aldeia na fronteira entre Tailândia e Birmânia e proporciona com vista exuberante da paisagem das montanhas da região, onde sem os conflitos, seria o local onde qualquer pessoa gostaria de viver.

Este é um exemplo de que construções bem pensadas podem ser mesmo uma solução para a população em cada contexto histórico e social. Com os ideais de sustentabilidade cada vez mais em pauta no mundo inteiro, unir uma necessidade a uma proposta que favorece o meio ambiente é uma inovação e tanto!

O Bambu já tem sido utilizado em construções de diversos segmentos e com vários objetivos. Desde a decoração à estruturação, é um material sustentável, que não produz resíduos, além de resistente e de fácil adaptação.

Deixe um comentário

2019 © HSI Incorporadora. Todos os direitos reservados.